top of page
Buscar
Foto do escritorElio

2021 SERÁ MELHOR QUE 2020!

2021 começa bem!!! Mil novidades que fazem com que 2021 pareça ser melhor que 2020 (o que não deve ser difícil!).

A vela está em efervescência com a Vendée Globe, que já está subindo o Atlântico e até agora foi espetacular. O grande Le Cam parando a sua regata e salvando Kevin Escoffier em plena noite. Depois de não ter conseguido resgatá-lo à luz do dia, criou momentos dramáticos deixando todos nós com a respiração suspensa até o feliz final. Esta salvatagem foi uma obra de arte de um grande navegador.

Que dizer do grande Damien Seguin que, apesar de não possuir a mão esquerda já ganhou ouro nas olimpíadas, e está em terceiro nesta Vendée Globe? Um verdadeiro Grande da vela! Pense em você velejando sem uma mão, em solitário, a bordo de um Imoca 60, em mares e condições terríveis e estar em terceiro. Pessoas assim me fazem sentir pequeno e os coloco na caixinha dos ídolos.


Enquanto estou escrevendo isto o primeiro grupo já dobrou Cape Horn e agora se vislumbram velejadas mais humanas, mas nunca se sabe…

Outro evento importante é a Prada Cup, que vai de 15 de janeiro a 22 de fevereiro e definirá quem vai ser o desafiante dos Kiwis na America´s Cup. Isto está agitando o mundo da vela.

Interessante notar a polaridade que se formou entre os que se apaixonaram pelos novos barcos voadores e os que detestaram, desejando o retorno aos antigos barcos deslocantes.

Creio que isto merece uma reflexão. Tal qual no automobilismo, existem os que detestam a Formula 1 e os apaixonados. Sim, nenhum de nós nunca terá um formula 1 para ir ao supermercado, para ir ao trabalho etc. porém aqueles que amam automóveis sabem que eles são obras de arte da engenharia e que muito do que se faz neles acaba depois se refletindo nos nossos automóveis normais.

Você não gostaria de ter como carro para usar um velho Ford 32, prefere um carro que tenha freios a disco, injeção eletrônica, mapeamento de válvulas, suspensão inteligente, econômico, seguro, estável e por aí vai. Estas tecnologias vêm diretamente do mundo das competições e acabam beneficiando a todos nós.

Claro, não só a Formula 1 trouxe benefícios. As competições de Endurance, as de rally e tantas outras modalidades contribuíram.

Na vela está acontecendo a mesma coisa! Em nenhum esporte a velocidade e a segurança evoluiu tanto nos últimos 20 anos quanto na vela. A velocidade máxima dos barcos cresceu mais de 250%!

Ser um bom motorista não significa ser um bom piloto de competição. Ser um bom velejador não significa saber voar com estes barcos fantásticos. Mas isto não impede que nós admiremos!

Muito tempo atrás andei ganhando alguns campeonatos de windsurf, na época das Windgliders (os mais velhinhos talvez se lembrem delas).

Se olharmos a evolução das pranchas veremos o quanto elas melhoraram. A velocidade e o prazer de usá-las só aumentou. Teria sentido querer voltar a velejar naqueles velhos natantes? Hummm tenho minhas dúvidas…

Tive o prazer de participar de uma live no Giornale della Vela onde o outro convidado era o representante da North Sails em Gênova (Itália). Eles construíram as velas do Luna Rossa.

Se voce entender um pouco de italiano, deixo aqui o link para que possa ver a nossa conversa sobre o desenho das novas velas. Creio firmemente que muitos barcos nos próximos 5 anos irão usar grande parte desta tecnologia (que inicialmente vai ser cara, mas aos poucos…). Com isto, o teu querido barco deslocante, vai ganhar vida, vai velejar bons nós mais rápido e vai ser mais seguro e prazeiroso.

A vela é o motor de qualquer veleiro. Boas velas são o primeiro passo para segurança e prazer na velejada.

Os mastros também irão evoluir e mudar, não tem sentido aquele mastro de secção transversal retangular que induz resistência e freia o barco continuar existindo. Que sentido tem ter velas que no topo terminam triangulares e, junto com estes mastros somente induzem arrasto e freiam o barco e o fazem inclinar desnecessariamente.

Então creio que seja claro o meu ponto de vista: a evolução é necessária, importante e inevitável.

Postei no meu Facebook um link para uma planilha onde mostrava como um barco ideal se comporta. Poucos se deram ao trabalho de ver, afinal é trabalhoso ficar vendo cálculos e, a maioria das pessoas não sente prazer com a matemática. Decidi transformar aquela apresentação em um filme de Youtube.

Primeiro fiz em italiano para sentir a reação. Fiquei feliz com os comentários e a repercussão, tanto que o Giornale della Vela me pediu permissão e postou em sua página. Agora postei em português e vocês são livres para distribuir. Espero que apreciem e possamos juntos entender melhor as velas e o nosso barco.

Ele é fundamental para aqueles que desejam entender para onde caminha a vela moderna e que, assim espero, acabará se refletindo nos barcos que nós temos no Brasil.

Sempre vão continuar existindo aqueles que acham lindo e poético um barquinho, uma ancoragem e um encontro do churrasco, mas que seria melhor com um bom barco mais veloz, cômodo e seguro isso não tem como negar.

Então assistam ao filminho, vejam a Live e sobretudo, continuem querendo bem a quem pensa diferente do modo como nós pensamos. É a diversidade de árvores que torna uma floresta forte. É a diversidade de idéias que torna uma sociedade forte!

Muito importante, a diversidade está nas idéias, de resto todos somos iguais e devemos nos cercar de amigos que pensam diferente de nós. Esta é a única forma de evoluirmos.

Um lindo 2021 a todos vocês, amigos!

1.307 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo

8 Comments


Edy Edy
Edy Edy
Jan 10, 2021

Legal, os ingredientes da fórmula são o Vento Real, os 90 graus menos a vela adotada, no caso 30 º e o Rumo com o Vento Real. Imprimi e fiz os cálculos para praticar, e depois joguei no aplicativo Wolfram Alpha, que calcula automático o valor da incógnita, fiz assim para 35 graus "x * ( cos 5)= 4 + ((x * sen 5) / sen 35) * cos 35", sai a resposta, nesse caso os 4,59 knots de Vaparente, e "4.59 * sen 5 = x * sen 35", resposta 0,7 knots na VBarco. Repeti com os outros, todos bateram, muito legal para praticar e aumentar a noção desses conceitos. E agora salvei a fórmula, tenho disponível para quand…

Like

Lucio Almeida
Lucio Almeida
Jan 07, 2021

Ola Elio, lhe dou razao, depois de refletir sobre seu texto, como disse, voce esta correto em dizer que nao devemos misturar. Uma coisa eh o romantismo da vela e navegacao. Outra e adicionar a inevitavel evolucao, naquilo que possa contribuir. Via mais os hidrofolios como picador de baleias do que uma evolucao dos cascos... assim como no meu tempo de inicio da vela, catraca era so em barcos de competicao e hoje nao se imagina qualquer barco sem elas. Bom, seria uma longa conversa, com vinho, queijo e pao. Mas obrigado, por expor de uma forma clara e sem imposicao... somente lucida!!! Abracos,

Like

carlos dores
carlos dores
Jan 06, 2021

Grande Élio! Feliz 2021 que tenha muita saúde e continue sendo como é, um génio humilde!

Abraço de Portugal

Like

Marta Arruda
Jan 06, 2021

Muito legal e inspirador seu texto Elio. Aliás estou amando seu livro. Abraços de uma velejadora iniciante .

Like

Erminio Fernandes
Erminio Fernandes
Jan 06, 2021

Parabéns Elio!!! Agradeço pelo texto primoroso e repleto de informações, como sempre, que a partir de teu grande conhecimento teórico e de vivência sobre o mundo da vela, nos permite aprender cada vez mais. Muita saúde e paz em 2021. Abraços

Like
bottom of page