top of page
Buscar
  • Foto do escritorElio

Bosques, vento e estrelas



O mapa mostra o que já percorri até hoje fazendo a Crapunzinha sofrer.

Na primeira etapa, de Rovaniemi a Oulu o intuito era escapar da chuva e do frio que já começa a ser sensível em Rovaniemi, portanto, quanto mais para baixo mais eu escaparia do frio. Foram pouco mais de 200 km que fiz em dois dias apenas dormindo em um posto de gasolina na metade do percurso. Chuva, vento e frio. Na bicicleta o mesmo problema que temos no veleiro quando velejamos com chuva: depois que a primeira gota de água entra pelo pescoço e vai para o peito, ferrou. Como consequência a gripe me pegou. O percurso todo é feito pedalando na pista da rodovia e os motoristas têm um respeito impressionante, ninguém tirou nenhuma fina. Em Oulu parei e descansei num hostel e pude tomar banho bem quente e a já costumeira sauna finlandesa. Mas eu tinha pressa de descer mais e a próxima meta seria montar barraca na beira da estrada ao lado da parede de um lago artificial ao lado de um café que se chama Uljuan Kahvila Oy.

Ainda bem que não tinha que ir para esta cidade da placa. Não consigo falar o nome dela!

Seguindo o caminho passei por uma cidade interessante pois ela é o centro geográfico da Finlândia, ou seja, se segurarmos o mapa da Finlândia horizontal e colocarmos o dedo em baixo desse ponto, ele fica horizontal. Não sei onde fica o centro geográfico do Brasil.


Continuando a pedalada passei por uma igrejinha linda e muito bem conservada com um cemitério aberto, como em todas as cidades daqui. Novamente o fato de não ter nenhuma indicação a não ser em Finlandês e em Suomi me deixou chupando o dedo com relação à sua história.



No próximo post mostrarei a chegada e a minha barraca montada que aguentou chuva de montão.

Super abraços do Crapun.

211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page