Enquanto não vem outro veleiro, a minha amiga agora é a bicicleta que, obviamente, chamei de Crapunzinha. Venha dar um passeio com ela pela cidade de Helsinki.
Que delícia um lugar onde os policiais não andam armados, os bancos não têm guardas na porta e muito menos aquelas portas terríveis, na estação ferroviária deixei a bicicleta com duas sacolas amarradas, na porta de entrada, junto a uma centena de outras bicicletas, fui ao banheiro e quando voltei tudo estava no lugar! Tranquilo.
Em um dos lugares públicos para deixarem barcos, com pouco calado, havia uma porção de pequenas lanchas. Todas estavam com o motor de popa coberto com uma capa. Da calçad qualquer um poderia pular dentro das lanchas, mas acho que nem passa pela cabeça deles que alguém poderia roubar um motor de popa. É outro mundo, outra realidade.
A pergunta que fica rondando a minha cabeça é: quem vive em liberdade? Nós ou eles? Qual o preço que se paga pela insegurança?
Outra coisa que vale a pena conhecer melhor é a forma como eles saíram da situação de país pobre para se transformarem em um dos melhores países em qualidade de vida.
Investiram muito em educação. Não há escolas privadas. O ensino é público e gratuito.
Algum tempo atrás estava discutindo com a minha querida Helena sobre o processo de educação no Brasil e ela defendia o que chamamos de Educação Continuada, aquela coisa do aluno passar de ano por definição. Aqui até os meninos chegarem ao fim do colegial, não existem provas ou exames. O processo educacional deles é maravilhoso.
Depois de estudar melhor como isto funciona, tenho que refletir melhor sobre uma série de conceitos relacionados ao ensino, apesar de continuar defendendo que apenas passar de ano por passar seja errado.O maior investimento que o governo fez foi na capacitação dos professores, que ganham mais do que um deputado (cerca de 20% a mais!!).
Porém para ensinar, mesmo no primário, o professor precisa ter o mestrado como mínimo!
Desde o primeiro ano as aulas de matemática e ciências são dados por professores especializados.
Deixo para os meus amigos da área da educação pesquisarem um pouco mais sobre o belo exemplo que este país deu a todos nós.
Acabei de comprar o livro, ansiosa pela chegada dele!
Ola Élio,
Obrigado pelo livro, agora que ja o li percebo o porque da viagem de bicicleta :) espero que corra tudo bem e que volte a Portugal, desta vez so peço que avise um pouco antes que vai estar por cá :P um grande abraço e boa viagem! Fico a espera do proximo video :)