top of page
Buscar
  • Foto do escritorElio

Fim de ano, novas metas!


É como se o dia 31 de dezembro fosse um rio que separa o ano que finda e o dia primeiro de janeiro fosse a outra margem. Faz parte de nossa natureza sonhar. Sonhar faz bem, nos mantém vivos, nos obriga a refletir e pensar. Nos torna mais humanos.

Todo fim de ano quando estamos com a cabeça no travesseiro pensamos no que aconteceu neste ano e quais sonhos conseguimos realizar. Depois projetamos os sonhos e metas para o futuro.

Os meus planos para o ano de 2018 não chegaram nem perto de sua realização. O acidente com o Crapun cortou sonhos, anos de planejamento e trabalho. Mas 2018 trouxe experiências únicas em relações humanas, pessoas incríveis passaram a fazer parte de minha vida e, coisa não muito usual, tive a oportunidade de recomeçar a vida a partir do zero mais uma vez. O que fazer no futuro? Esta pergunta tive que me fazer no dia do meu aniversário, dia do acidente com o Crapun.

Uma opção poderia ser ir para algum lugar tranquilo e me recuperar. Eis um exemplo:

A beleza de uma ilha grega como esta (Hydra) e a tranquilidade do local poderiam ser uma meta para descansar e recuperar o fôlego. Aqui, bem perto de Atenas, não há veículos, o tempo flui lentamente. A água é trazida do continente nos tanques deste navio ancorado. A vida se resume em esperar a temporada, os turistas que chegam e

trazem dinheiro, tiram mil fotos e depois, quando o outono chega, a calma volta e todos ficam esperando a próxima primavera. Se realmente tiver pressa ou tiver que carregar algo pesado, o taxi está sempre à disposição. Aliás, este taxi da foto estava na sombra, afinal para que ficar debaixo do Sol?

Mas a pergunta é: quanto tempo eu aguentaria uma vida assim?


Então a outra opção seria conseguir trabalhar, sempre relacionado com barco, e retomar a vida docemente.

Então pensei onde e o que poderia fazer e coloquei alguns parâmetros importantes.

Em primeiro lugar não queria continuar minha vida vivendo em um lugar onde houvesse violência e as pessoas tivessem medo de caminhar à noite pelas ruas ou na beira de um rio. Queria também uma atividade que fosse novidade para mim.

Daí surgiu a idéia de navegar pelos rios da Europa, em particular da França e poder receber amigos que venham à França para passarem uns dias numa experiência exclusiva e única.

Conhecer castelos, participar da gastronomia autêntica dos camponeses franceses, divertir-se com bons espetáculos, comer queijos e patês nunca antes imaginados, saborear vinhos exclusivos e, de quebra, morar num barco que vai suavemente deslizando pelos rios.

Claro que estou estudando bastante história para poder, quando alguém perguntar, comentar as coisas que aconteceram naquele lugar, quais as festas e qual o folclore daquela região e por aí vai.

Duas bicicletas são o meio de locomoção mais adequado para alcançar lugares mais distantes quando não quiser ir a pé. Nada fica a mais de 20 minutos de distância e sem subidas!


Este é um dos muitos castelos que ficam na beira dos rios.

Aliás, neste castelo está a capela com os restos de Leonardo da Vinci e nele viveu Catarina de Medici, que entre outras coisas mais importantes, levou a receita da sopa de cebola como se fazia em Firenze (Florença). Esta receita tornou-se um ícone da culinária francesa.

Os franceses obviamente ficam bravos quando dizemos que a tão amada sopa de cebolas deles é de origem italiana... mas nós italianos deixamos os franceses felizes quando dizemos que o molho bechamel, tão amado na Itália, é deles. Pronto as coisas ficam empatadas.

Então, apesar das fortes turbulências de 2018, consegui sobreviver graças à ajuda dos amigos. Agora é partir para um 2019 cheio de trabalho e coisas novas pois o Sol brilha.

2018 me ensinou que mesmo nos piores momentos podemos encontrar força para prosseguir. Agora, quando estou atravessando a ponte, olho para a margem do passado que está se esvaindo e vejo a outra margem cheia de coisas boas e pessoas maravilhosas me aguardando para caminhar juntos!

Então desejo a todos vocês Boas festas e Feliz Ano Novo! Lembrem do Crapun e comprem o meu livro para dar de presente de Natal a quem vocês gostam. Basta clicar aqui. Obrigado

555 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page