top of page
Buscar
  • Foto do escritorElio

Nem só de trabalho vive o homem...


Enquanto os trabalhos continuam intensos para deixar o Ranger lindo para receber os hóspedes que já estão fazendo reservas para a temporada no Canal du Midi, às vezes dou umas esticadas para conhecer e descobrir lugares e coisas maravilhosas na França.

Existe uma cidade aqui perto que se chama Roquefort, lugar onde o renomado queijo é produzido.

No departamento de Aveyron, num pequeno burgo de pouco menos de 600 habitantes que se denomina Roquefort-sur-Soulzon, o afundamento de um platô de calcário criou uma profunda fratura que, em apenas dois quilômetros, fez surgirem cavernas, que são denominadas fleurines.

Reza a lenda que um pastor de ovelhas, mais interessado numa pastora do que nas ovelhas, tenha esquecido pão e queijo de cabra em uma destas cavernas. Voltando tempos depois ele encontrou o queijo com mofo e comeu. Surgiu assim o delicioso queijo de Roquefort.

Somente o verdadeiro Roquefort possui este selo vermelho de Origem Garantida.

Nas fleurines a ventilação perfeita fez com que, sobre o miolo do pão, se desenvolva o Penicillium Roqueforti. No queijo de cabra, depois de curado, gera o exclusivo verdadeiro Queijo Roquefort.

Portanto, Roquefort é queijo de leite de cabra e não de vaca e este é um dos motivos de seu sabor marcante.

O vilarejo é maravilhoso e todo o processo de produção pode ser acompanhado, inclusive com visitas a algumas fleurines.

Entender como um queijo, que é um dos símbolos da França (assim como o Champagne) se transforma num produto único através dos séculos é sempre um prazer.

Depois de uma jornada aprendendo e saboreando queijos, no caminho de volta para casa, ôpa, quero dizer para o Ranger, parei para apreciar aquela que foi na sua época a maior ponte do mundo, construída em 1884 e imortalizada na nota de 200 francos em homenagem a Gustave Eiffel


Poucos quilômetros depois atravessei o Viaduct du Millau que também é outra obra majestosa e finalmente fui descansar.

Festas, músicas, vinhos, queijos, castelos, noites com o céu claro até às 10 da noite, o Ranger no Canal du Midi... venha, te espero para passar uns dias únicos. França é muito mais do que Paris.

Ah, não se esqueça que uma boa idéia para dar um presente de aniversário exclusivo aí no Brasil, é comprar o meu livro: "O que Sobra de uma Viagem", à venda na Amazon Brasil.

Até o próximo blog

656 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page