top of page
Buscar
  • Foto do escritorElio

Quem sabe, sabe!

Existe na Itália uma revista náutica que é líder inconteste, ela se chama Giornale della Vela.

Tive a honra de ter uma matéria dedicada à minha forma de velejar com as mãos.

A matéria descreve nas páginas seguintes como medir os ângulos e depois como medir latitude e longitude usando também o relógio.

O que mais me impressionou nesta matéria foi o fato do jornalista responsável, Eugenio Ruocco, ter se dado ao trabalho (que não é pouco!) de conferir cada uma das minhas informações antes de preparar a matéria a ser publicada.

Isto é o compromisso com a verdade, que poucos jornalistas têm.

É uma grande responsabilidade, por parte de quem publica algo, verificar se a fonte das informações às quais ele teve acesso são confiáveis ou não. A internet está cheia de idiotices e crendices e infelizmente a maioria das pessoas não se dá ao trabalho de verificar a idoneidade das fontes destas informações.

No Brasil temos excelentes exemplos de pessoas que só publicam algo depois de exaustivo trabalho de pesquisa, para evitar que informações erradas sejam transmitidas.

Um deles é o Jorge de Souza, que com seu livro Histórias do Mar fez um trabalho de pesquisa muito sério e bem feito, resultando em 200 histórias contadas sem distorções e deixando claro o que é fato e o que é crendice. Admirável trabalho.

Isto é bem diferente do que eu fiz no meu despretensioso livro O Que Sobra de Uma Viagem , pois para escrevê-lo não tive que fazer pesquisas, exceto os capítulos nos quais relato como surgiu o Mar Mediterrâneo e alguns fatos históricos, que demandaram 3 anos de visitas a museus, consultas com historiadores, arqueólogos e outras pessoas sábias (por pura diversão!). Nos demais capítulos, apenas relatei alguns momentos vividos e marcantes. Simples assim.

Outro grande, sem dúvida, é o nosso querido amigo Adriano Plotzki que, além de tudo, é possuidor de uma cultura sólida e, encontros com ele, sempre me propiciam momentos de aprendizado e reflexão. Então, a chave do sucesso do #SAL é consequência deste trabalho árduo e constante.

Vejam neste link - onde desta vez o entrevistado foi ele - como é profundo e íntegro em suas análises.

De minha parte continuarei em direção aos meus sonhos, sem jamais esquecer a grandeza de alma de todos os que me ajudaram a levantar depois do terrível tombo que foi a perda do Crapun. Aquela ajuda foi inestimável, portanto sempre estarei à disposição em tudo o que eu puder fazer para ajudar e retribuir.

Obrigado pela leitura sempre carinhosa de todos!

Elio


1.293 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page