top of page
Buscar
  • Foto do escritorElio

Um lugar pouco conhecido


O mês passado fui velejando desde Quebec no Canadá, até Faro, em Portugal.

Parei em um lugar na foz do Rio St. Laurent que não é Canadá, é França!

Este lugar perdido do mundo, que sobreviveu durante séculos graças à caça da baleia, sofreu um declínio econômico quando esta atividade foi banida, mas uma lei norte-americana trouxe uma chama de ressurgimento econômico inesperado.


A famosa Lei Seca, que proibiu a produção e a venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, fez com que Al Cappone e os outros gangster da época fossem buscar bebida em algum lugar para poder contrabandear para os EUA.

eles encontraram os fornecedores em St. Pierre et Miquelon! Lá é França e, na França não havia a Lei Seca, portanto as bebidas não eram proibidas.

O caminho para os EUA é razoavelmente simples e as opções são muitas, Desta maneira a economia deste Território de Administração Especial - Collectivité d´Autre Mer - que na verdade é um pedaço de França dentro do Canandá, teve alguns anos muito prósperos.

As bebidas xhegavam legalmente a St. Pierre, lá eram legalmente vendidas e ilegalmente introduzidas nos EUA. Leis, ora leis... (se os homens soubessem como são feitas as salsichas e as leis, não comeriam as primeiras e nçao respeitariam as segundas...).


O lugar é lindo e hoje vivem da pesca, do turismo e dos subsídios da França.A população oscila de 3 mil, no inverno, a pouco mais de 10 mil no verão.

O Clube de Vela, lugar onde atraquei o lindo catamarã Nautitech 47, tem suas instalações inauguradas por Eric Tabarly que, por 3 vezes, esteve na ilha.

Muito inususal estar no Canadá, falando o francês de Quebec, usando dólares canadenses, tendo computadores com teclado QWERTY, tomadas 110 V daquelas chatinhas e de repente chegar numa ilha onde se fala francês (bem, com sotaque deles....), as tomadas são 220 V, os computadores têm teclados AZERTY, a moeda é o Euro e você faz ligação telefônica para a França como sendo ligação local. Claro que o pão é gostoso como na França e 95 se diz quatro-vinte-quinze.

Dentro de alguns dias um novo blog descrevendo a viagem, com encontro maravilhoso com.... não vou contar para não quebrar a surpresa, até dentro de uns poucos dias...





825 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page