top of page
Buscar
Foto do escritorElio

Um lugar pouco conhecido


O mês passado fui velejando desde Quebec no Canadá, até Faro, em Portugal.

Parei em um lugar na foz do Rio St. Laurent que não é Canadá, é França!

Este lugar perdido do mundo, que sobreviveu durante séculos graças à caça da baleia, sofreu um declínio econômico quando esta atividade foi banida, mas uma lei norte-americana trouxe uma chama de ressurgimento econômico inesperado.


A famosa Lei Seca, que proibiu a produção e a venda de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, fez com que Al Cappone e os outros gangster da época fossem buscar bebida em algum lugar para poder contrabandear para os EUA.

eles encontraram os fornecedores em St. Pierre et Miquelon! Lá é França e, na França não havia a Lei Seca, portanto as bebidas não eram proibidas.

O caminho para os EUA é razoavelmente simples e as opções são muitas, Desta maneira a economia deste Território de Administração Especial - Collectivité d´Autre Mer - que na verdade é um pedaço de França dentro do Canandá, teve alguns anos muito prósperos.

As bebidas xhegavam legalmente a St. Pierre, lá eram legalmente vendidas e ilegalmente introduzidas nos EUA. Leis, ora leis... (se os homens soubessem como são feitas as salsichas e as leis, não comeriam as primeiras e nçao respeitariam as segundas...).


O lugar é lindo e hoje vivem da pesca, do turismo e dos subsídios da França.A população oscila de 3 mil, no inverno, a pouco mais de 10 mil no verão.

O Clube de Vela, lugar onde atraquei o lindo catamarã Nautitech 47, tem suas instalações inauguradas por Eric Tabarly que, por 3 vezes, esteve na ilha.

Muito inususal estar no Canadá, falando o francês de Quebec, usando dólares canadenses, tendo computadores com teclado QWERTY, tomadas 110 V daquelas chatinhas e de repente chegar numa ilha onde se fala francês (bem, com sotaque deles....), as tomadas são 220 V, os computadores têm teclados AZERTY, a moeda é o Euro e você faz ligação telefônica para a França como sendo ligação local. Claro que o pão é gostoso como na França e 95 se diz quatro-vinte-quinze.

Dentro de alguns dias um novo blog descrevendo a viagem, com encontro maravilhoso com.... não vou contar para não quebrar a surpresa, até dentro de uns poucos dias...





831 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


nitaebeto
nitaebeto
Aug 08, 2019

oi amigo CRAPUN, estamos aguardando seu blog da viagem, ok grande abraço gilberto e Helenita de Imbituba SC

Like

Wandeir Silva
Wandeir Silva
Aug 03, 2019

Parabéns amigo Elio Crapun pelas novas aventuras. Sentimos falta dos seus ensinamentos e postagens. Sucessos sempre e bons ventos.

Like

Paulo Toledo Arruda Jr
Paulo Toledo Arruda Jr
Aug 03, 2019

Esteve sumido, hein? Mas parece que foi por um bom motivo... Abraços!

Like

carlos dores
carlos dores
Aug 03, 2019

Saudades dos seus posts, Abraço amigo

Like
bottom of page