top of page
Buscar
  • Foto do escritorElio

Vermelho ao anoitecer...

Céu vermelho ao anoitecer...


Todo velejador sabe que quando o céu se tinge de avermelhado ao entardecer, significa que o dia seguinte será um dia bonito.

Em todas as partes do mundo por onde passei isto é um conhecimento que faz parte da sabedoria popular. Será isso verdade?

Para entendermos esse fenómeno precisamos conhecer alguns fatos.

A primeira pergunta a ser feita é: porque o céu é azul?

A resposta certa é... o céu não é azul, é negro! Basta o Sol se por e a noite mostra seu negro profundo cheio de estrelas, especialmente em Lua Nova. Acreditem, o céu é negro!

Porém, basta o Sol nascer e o azul começa a tomar conta, espalhando-se pela atmosfera.

Então, vermos o céu azul durante o dia, deve ter alguma relação com a luz que vem do Sol.

Como disse Yuri Gagarin (o primeiro homem a ir ao espaço em 12 de abril de 1961): "A Terra é azul!". Que emoção ter sido o primeiro a ver aquela esfera azul num universo negro.

Esta foto é uma captura de tela durante a transmissão ao vivo da nave Dragon se acoplando à ISS. Notem como é fina a camada de atmosfera que protege a vida na Terra. Vejam que o céu é negro e nós, na superfície da Terra, olhamos através da camada azul, daí acharmos que o céu é azul.

Sabemos que a luz que vem do Sol é branca, muito branca. Na verdade, ela é formada pelas cores de luz que o Sol emite e que são as cores do Arco Iris.

Lembra quais são? Vermelho, Alaranjado, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta.

Quando essas cores estão juntas, os nossos olhos percebem a sensação de branco, bem branco!

Porém, a luz do Sol, antes de chegar aos nossos olhos, tem que atravessar a atmosfera da Terra e nela existem (micro) partículas que fazem a luz azul e anil se espalhar. Por isto, a atmosfera fica azul-anil (em verdade, espalha também o violeta, mas o olho humano tem pouca sensibilidade em perceber esta cor).

Como consequência, a luz que chega aos nossos olhos não é exatamente branca. Parte do azul e do anil foi espalhado pela atmosfera e nossos olhos percebem uma cor ligeiramente amarelada, em vez de branca.

Entre numa loja que vende lâmpadas LED. Peça para acender uma de 6.000 K. Note como a luz é branca. Agora peça para acender uma de 4.500 K. Ela também é branca, porém mais amarelada pois contém menos violeta, azul e anil do que a outra. Essa é a cor do branco que temos aqui na superfície da Terra, a outra (a de 6.000 K) é parecida com aquela emitida pelo Sol. Para termos na sala de casa preferimos a de 4.500 K pois nos parece mais natural e confortável. Afinal é esse o branco que estamos acostumados a ver todos os dias.

Um pequeno parêntesis: nossas avós conheciam isso! Quando lavavam os lençóis brancos, elas acrescentavam à água um pouco de anil. Isto fazia com que eles ficassem ligeirissimamente azulados. Quando a luz do Sol era refletida por esses lençóis, os tons azul e anil eram refletidos mais intensamente. Essa técnica acabava por compensar a perda das cores azul-anil na atmosfera. Com isso eles ficavam com uma cor branca brilhante! Não é à toa que certos sabões de lavar roupa tem coisinhas azuis misturadas.

A atmosfera terrestre espalha as outras cores também, porém é necessária uma maior quantidade de atmosfera.

À medida que o Sol vai chegando no horizonte, o verde, o amarelo, o alaranjado e, por último, o vermelho, também são espalhados.

Note que o alaranjado e o vermelho são os últimos a se espalhar e isto acontece quando o Sol está se pondo, pois a camada de atmosfera a ser atravessada é maior.

Pronto, agora você já sabe qual a razão da atmosfera ficar vermelha no fim do dia.

A pergunta que surge é: nem sempre o céu fica vermelho, qual o motivo?

Nas camadas mais baixas da atmosfera temos vapor de água. A água espalha todas as cores. Quanto mais gotículas de [agua mais todas as cores se espalham.

Repare um arco-iris. Notou que dentro dele o céu é bem mais brilhante do que fora?

Isto ocorre pelo fato da água refletir todas as cores e a luz do Sol, refletida pelas gotinhas de água na parte interna, atingir os seus olhos. Porém apenas uma pequena quantidade da luz refletida pelas gotas de água do lado de fora do arco iris pode atingir teus olhos, por isso a atmosfera fica escura do lado de fora.

Quando existe grande quantidade de água na atmosfera o céu continua azul até anoitecer, mas se a atmosfera estiver mais seca, o vermelho será visto no fim do dia!

Se a atmosfera estiver seca não vai chover (óbvio, não é!). Dessa forma, vermelho ao anoitecer implica que no dia seguinte não choverá pois a atmosfera está seca.

Em contrapartida, se a atmosfera ficar azul e for escurecendo até virar noite, pode ser que chova (ou não).

Quando eu era garoto lembro que minha mãe dizia: "O Sol está ficando branco, vai chover!"

O melhor de tudo é que ela sempre acertava! Apesar do dia ensolarado, horas depois vinha a chuva.

Não é difícil verificar isso: olhe a calçada em frente à sua casa nos dias de Sol. Veja a cor dela. Vá olhando em vários dias e você notará que, às vezes, parece que a cor é mais esbranquiçada. Volte para casa e pegue o guarda-chuva pois vai chover!

Espero que tenham gostado de saber o motivo de marinheiros e pescadores afirmarem que, quando o céu fica vermelho ao anoitecer, no dia seguinte não choverá.

Afinal, "rosso di sera, buon tempo si spera!"

Até o próximo blog e sempre olhem a natureza, ela tem tantas histórias lindas para nos contar!

Elio Somaschini CRAPUN

2.089 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page